10 mitos e verdades sobre drenagem linfática


A causa mais comum do inchaço é a retenção de líquidos, provocada pelo acúmulo excessivo de água no organismo. Você já foi atrás de uma solução desse problema e descobriu que a Drenagem Linfática pode ajudar a reduzir esses efeitos.


Provavelmente, você também viu alguns sites falando sobre muitos outros benefícios dessa técnica, alguns até duvidosos, e ficou com um pé atrás sobre as informações, certo? Foi pensando nisso que fizemos esta matéria. Agora você vai saber de uma vez por todas o que é verdade e o que é mito. Confira a seguir!

Drenagem linfática ajuda a diminuir celulite. VERDADE

Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos, e é nisso que a drenagem ajuda. A retenção não permite a oxigenação do tecido, dando origem aos nódulos.

Drenagem linfática emagrece. MITO

A drenagem ajuda na eliminação de líquidos retidos e toxinas, não havendo perda de gordura. Para perder gordura e emagrecer, é preciso uma rotina saudável com alimentação balanceada e exercícios.

Quem tem problema venoso não pode fazer drenagem. VERDADE

Quem tem trombose, por exemplo, não deve realizar o procedimento. Mas é indicado sempre consultar um médico antes de qualquer decisão.

Beber água antes da drenagem melhora os efeitos. MITO

Independente da massagem, a água ajuda a melhorar a retenção de líquido e eliminar toxinas, portanto não é uma condição da drenagem linfática. Água é importante sempre, independente da condição.

Logo após a drenagem você vai ao banheiro urinar. VERDADE

Algumas pessoas sentem vontade de urinar antes mesmo do final da massagem. Mas isso pode não se aplicar a todos.

Grávidas não podem fazer drenagem linfática. MITO

Elas podem e devem fazer o procedimento, uma vez que na gravidez a mulher retém muito líquido, principalmente nos últimos três meses.


Drenagem precisa ser feita com creme ou óleo. MITO

O uso de creme ou óleo vai depender do profissional ou do método utilizado, não sendo uma obrigação. Para quem está em pós-operatório, cremes e óleos costumam deixar a massagem mais cômoda à pessoa.

Drenagem com aparelho é melhor que drenagem manual. MITO

As suas têm bons resultados, pois ativam a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação dos tecidos, mas a manual é a mais recomendada. Na manual, a profissional consegue observar com mais precisão as regiões com mais nódulos, inchaço e edemas e, assim, trabalhar com mais precisão.

Drenagem mal-feita pode dar íngua. MITO

A íngua só aparece em consequência de processos inflamatórios ou infecciosos nos gânglios, não tendo nada a ver com um procedimento anterior.

Drenagem ajuda a melhorar sintomas de TPM. VERDADE

Drenagem pode fazer milagres para a tensão pré-menstrual, pois ela atua na liberação de líquidos, combatendo o inchaço, que é um dos sintomas da TPM, além de ajudar no controle da ansiedade, por ter um efeito relaxante.

E aí, gostou da matéria? Que tal fazer sua drenagem linfática? Agende agora mesmo sua avaliação gratuita com nossa esteticista e conquiste o corpo dos seus sonhos!