Protetor solar: Entenda a importância!

Saiba como os raios solares atuam na pele!

A sensação depois de passar um dia na praia ou piscina sem usar protetor solar não é nada agradável, certo?

Isso acontece porque os raios solares, compostos por faixas radiação ultravioleta UVA e UVB atingem as camadas da pele, causando ressecamento e queimaduras. No rosto, o sol é um dos grandes responsáveis pelo surgimento de rugas e manchas.

Além disso, a luz solar provoca alterações no metabolismo das células cutâneas, causando o aparecimento do câncer de pele.

Como o Brasil é um país tropical, estamos expostos a uma maior quantidade de radiação solar, o que torna o protetor solar um item indispensável para a saúde da pele tanto no litoral quanto nos ambientes urbanos.

De acordo com pesquisas feitas por especialistas, usar protetor solar regularmente ao longo da vida pode reduzir em até 50% as chances de desenvolvimento do tipo mais grave de câncer de pele, o melanoma.

Isso é possível graças à defesa contra a radiação UVA e UVB oferecida pelo produto, como você entenderá agora.

Entenda a função do protetor solar

O protetor defende o tecido cutâneo dos efeitos nocivos do sol por meio de duas medidas avaliativas: o fator de proteção solar (FPS) e o fator de proteção UVA (FPUVA).

Assim, quanto mais clara for a pele e quanto mais intensa for a exposição ao sol, maior deve ser o fator de proteção do produto utilizado. Na dúvida, o ideal é sempre optar por um protetor solar de FPS mínimo 30.

Além de evitar queimaduras e combater o câncer de pele, o protetor solar tem a função de evitar o envelhecimento precoce e o aparecimento de sardas ou manchas, ajudando a manter a hidratação e a elasticidade da pele.

No entanto, para que a proteção seja realmente eficaz, é preciso seguir algumas orientações quanto ao uso do filtro solar. Veja!

Saiba como usar o produto:


O protetor solar deve ser aplicado logo pela manhã, antes de sair de casa, nas regiões mais expostas ao sol durante o dia: rosto, pescoço, braços e mãos.

Para quem trabalha em lugares fechados, a reaplicação pode ser feita ao menos uma vez, no intervalo do almoço.

Quem trabalha a céu aberto deve reaplicar o produto a cada três horas, diminuindo esse intervalo se houver sudorese mais intensa.

Quando se trata dos passeios na praia ou no clube, os cuidados com a aplicação do protetor solar devem ser reforçados.

Você deve aplicar o produto no corpo todo pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol. Mesmo que a descrição afirme que o protetor escolhido não sai na água, você deve repetir a operação toda vez que se molhar ou que suar muito.

Chegando ao final do nosso artigo, você já sabe porque o protetor deve fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele.

Entretanto, tão importante quanto compreender a importância do protetor solar para a vitalidade do tecido cutâneo é saber como escolher o produto ideal para as necessidades da sua cútis.